DUO MALTESE

Ida Bianconi Maltese

Ida Bianconi Maltese pianista e professora, formou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1936, onde foi aluna de Mario de Andrade, Caldeira Filho, Nestor Assis Ribeiro, Martin Braunwieser e principalmente, do grande professor de piano Agostino Cantú, sob a orientação do qual estudou e aperfeiçoou-se depois de formada. Atuou em recitais por vários anos, como integrante do Quarteto Pianístico dirigido pelo Professor Cantú, do qual faziam parte as pianistas Jenny Marcondes, Taís Bittencourt e Lygia Barroso da Cunha.
Recebeu prêmios da Sociedade Bach de São Paulo e do jornal Folha de São Paulo. Foi membro de júri de concursos nacionais de piano.

Distinguiu-se como professora e por mais de dez anos pertenceu à Escola Dinorá de Carvalho. Foi responsável pela formação musical e pianística de vários músicos e professores da atualidade, entre os quais sua filha Sylvia Maltese, com a qual constituiu o Duo Maltese, que se dedicou a gravações e apresentações de obras de compositores brasileiros para piano a quatro mãos e dois pianos.

O Duo Maltese se apresentou em recitais em várias capitais brasileiras e por ocasião dos projetos: Navegar é Preciso… em comemoração aos 500 anos dos descobrimentos portugueses (1998) no Centro Cultural São Paulo e 500 Anos do Descobrimento do Brasil, no Theatro Municipal de São Paulo (2000), apresentando obras de compositores luso-brasileiros do século XIX. O programa deste recital, gravado ao vivo por ocasião do evento dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, foi lançado em CD em 2001, com o título: PIANO LUSO – BRASILEIRO A QUATRO MÃOS – repertório do séc.XIX e início do séc.XX.

O Duo Maltese era constituído por mãe e filha, Ida e Sylvia Maltese, que se apresentaram juntas desde a infância de Sylvia. A dois pianos ou a quatro mãos, parceiras na arte e na vida mantiveram ao longo dos anos, estudos e apresentações conjuntas quer como pianistas, quer como professoras.

Durante muitos anos de atuação, o Duo se apresentou exclusivamente em Recitais de Música Brasileira para piano a quatro mãos e dois pianos, com destaque para o repertório de salão e de choro. Igualmente o Duo Maltese se dedicou ao repertório de concerto do séc.XIX e também à divulgação de obras de autores luso-brasileiros para piano a quatro mãos. Muitas primeiras audições foram  realizadas pelo Duo, com apresentações de obras de compositores brasileiros da atualidade.

Os recitais do Duo Maltese sempre estiveram relacionados às pesquisas musicológicas do repertório brasileiro, com o objetivo de fazer conhecido este grande repertório para duo de piano, que se inicia no começo do séc.XIX, até os dias de hoje.

Mídia e outros

Você não pode copiar conteúdo desta página