Encontros com a Música de São Paulo

O CD Encontros com a Música de São Paulo apresenta obras de grandes compositores brasileiros, nascidos na capital São Paulo e em várias cidades do interior do Estado de São Paulo. Muitas cidades estão aqui representadas: Carlos Gomes nasceu em Campinas, Zequinha de Abreu em Santa Rita do Passa Quatro, Camargo Guarnieri em Tietê, Adelaide Pereira da Silva em Rio Claro, Almeida Prado em Santos, Clorinda Rosato em São Simão, Nilson Lombardi em Sorocaba e Alexandre Levy, Angelo Camin, Luiz Levy, Kilza Setti, Osvaldo Lacerda, Sandra Abrão, Sérgio O. de Vasconcellos-Corrêa e Silvia de Lucca na cidade de São Paulo.

Com texto de encarte da compositora Kilza Setti, este CD é um convite para o ouvinte se transportar desde a música do Romantismo brasileiro: a partir das composições de Carlos Gomes (1836 -1896), passando por várias tendências do século XX, até a música da atualidade, mostrando quase 200 anos de produção de compositores paulistas de várias épocas e estilos.

Sylvia Maltese, intérprete

Compositores homenageados neste CD

Carlos Gomes (Campinas, SP 1836 – Belém, PA 1896) Considerado o maior compositor das Américas do séc. XIX, situa-se como um dos grandes compositores da História da Música. Além do repertório operístico, deixou também canções para canto e piano, hinos com letras e peças para piano, obras mais leves, valsas e quadrilhas dentro de um repertório conhecido como música de salão. Sua obra mais conhecida, a ópera Il Guarany, é encenada com freqüência por renomadas companhias de ópera nos mais importantes teatros do mundo.

Luiz Levy (São Paulo, SP 1861 – Rio de Janeiro, RJ 1935) Pianista de destaque apreciado pelo público e pela crítica, dedicou-se à composição de uma bela obra musical e ao trabalho na editora L. Levy & Irmão, responsável por inúmeras edições de peças musicais, notadamente de autores nacionais.

Alexandre Levy (São Paulo, SP 1864 – 1892) Pianista virtuose, formou com seu irmão Luiz um notável Duo de Piano que se apresentou no Brasil e no exterior com muito sucesso. Apesar de sua vida bastante breve, Alexandre Levy deixou uma das mais importantes obras musicais do repertório brasileiro do século XIX. Foi precursor do Nacionalismo na Música Brasileira.

Zequinha de Abreu (José Gomes de Abreu) (Santa Rita do Passa Quatro, SP 1880 – São Paulo, SP 1935) Compositor, instrumentista e regente, deixou valsas e choros, entre os quais Tico-tico no fubá: uma das músicas brasileiras mais gravadas e tocadas em todo o mundo. A grande divulgadora desta obra foi Carmem Miranda, que a lançou nos Estados Unidos.

Camargo Guarnieri (Tietê, SP 1907 – São Paulo, SP 1993) Membro da Academia Brasileira de Música. Ao lado de Villa-Lobos, representante máximo

do Nacionalismo Musical Brasileiro, é consagrado no Brasil e no exterior como um dos grandes compositores do século XX. Poucos meses antes de falecer, recebeu o Prêmio Gabriela Mistral como Maior Compositor das Américas. Distinguiu-se também como regente, tendo se apresentado à frente de grandes orquestras mundiais. Igualmente importante foi seu trabalho como professor; grandes compositores da segunda metade do século XX receberam de Guarnieri sua formação na difícil arte da criação musical. É autor de mais de setecentas obras nos mais diversos gêneros: operístico, sinfônico, vocal, coral, camerístico e obras solo.

Angelo Camin (São Paulo, SP 1913 – 1986) Organista e professor, compôs peças para órgão e piano. Transcreveu para órgão, piano, dois pianos e coro obras de compositores nacionais – como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, De Benedictis, H. Oswald entre outros – e internacionais, dando ênfase a Bach. Gravou quatro LPs pelo selo Santa Cecília, três deles dedicados à obra de Bach.

Clorinda Rosato (São Simão, SP 1913 – São Paulo, SP 1985) Pianista e compositora, começou a compor na década de 1930 incentivada por Mario de Andrade. Estudou composição com Francisco Mignone e Martin Braunwieser. Atuou como pianista, principalmente executando suas composições. Deixou obras para conjuntos de câmara, música vocal e piano solo.

Nilson Lombardi (Sorocaba, SP 1926 – 2008) Compositor, pianista e professor. Deixou cerca de uma centena de composições musicais dentro dos mais variados gêneros: vocal, instrumental e orquestral. Suas obras têm sido cada vez mais gravadas e divulgadas em recitais e festivais no Brasil e no exterior. Pertencente ao grupo de compositores formados por Camargo Guarnieri, Lombardi se definia como um continuador da obra de Guarnieri.

Osvaldo Lacerda (São Paulo, SP 1927 – 2011) Compositor, professor, teórico da música. Membro da Academia Brasileira de Música. Osvaldo Lacerda dedicou-se ao ensino e, por mais de quarenta anos, formou toda uma geração de músicos: de compositores a intérpretes, de regentes a professores. Premiadíssimo como compositor, com sua obra divulgada no Brasil e no exterior, deixou mais de seiscentos títulos entre obras corais, vocais, orquestrais, música de câmara e para instrumentos solo, além de livros teóricos para o ensino da música.

Adelaide Pereira da Silva (Rio Claro, SP 1928) Compositora, pianista, folclorista e pedagoga. Sempre se preocupando com a pesquisa das raízes musicais de sua terra natal, é grande batalhadora pela preservação e difusão da música brasileira. Sua orientação estética é de caráter nacional. Recebeu prêmios nacionais de composição e atuou como professora titular em diversas faculdades de música. Membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, da International Organization of Folk Art (IOV) e da Sociedade da Memória do Piano no Brasil. Foi agraciada com várias medalhas e comenda

no âmbito cultural. Sua obra vem sendo executada em outros países como França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Japão.

KilzaSetti (SãoPaulo, SP 1932) Compositora, etnomusicóloga e pesquisadora. Membro da Academia Brasileira de Música. Doutora em Ciências Sociais (FFLCH/USP), Bolsista Fundação C. Gulbenkian. Graduada em Música (CDMSP). Estudou composição com Camargo Guarnieri. Catálogo com cento e vinte obras (orquestra, coro, câmara). Dez peças premiadas em concursos nacionais. Composições como temas de mestrado e doutorado (universidades do Brasil e Estados Unidos). Lecionou na FASM/SP, UFBA/Bahia, FFLCH/USP (pós-graduação). Pesquisas em Etnomusicologia entre povos indígenas. Artigos publicados em congressos: Composição, Etnomusicologia, Antropologia da Música (Brasil, Argentina e Alemanha).

Sérgio de Vasconcellos-Corrêa (São Paulo, SP 1934) Compositor e pianista regente coral e sinfônico. Membro da Academia Brasileira de Música. Nome consagrado da música brasileira, é detentor de mais de duas dezenas de prêmios em concursos de Composição, Interpretação, Magistério e outros. Teve como mestres Martin Braunwieser e Camargo Guarnieri (composição), M. Braunwieser, Simon Blech, Hans Swarowsky e Eleazar de Carvalho (regência), Ilíria Serato (da “Escola de Agostino Cantu”), Ubelina Reggiani de Aguiar (piano) e Magdalena Tagiaferro (interpretação pianística). É doutor em Música pela UNESP.

Almeida Prado (Santos, SP 1943 – São Paulo, SP 2010) Compositor, professor e pianista. Membro da Academia Brasileira de Música. Professor Titular de Composição da UNICAMP/SP. Premiadíssimo no Brasil e no exterior, teve o reconhecimento internacional do público e da crítica como um dos expoentes da música contemporânea de concerto. Entre suas obras mais notáveis estão a série de composições denominadas Cartas Celestes. Deixou uma obra com mais de trezentos títulos entre obras orquestrais, solistas com orquestra, orquestrais com coro, música de câmara, vocal e instrumental solo.

Sandra Abrão (São Paulo, SP 1949) Pianista, professora e compositora paulista licenciada em Educação Artística. Mestre em Artes pela UNESP, exerce o Magistério Superior de Piano e História da Música. Legítima representante da Escola Pianística Luigi Chiaffarelli. Tem se dedicado ativamente, desde 1982, à divulgação do autor nacional através de recitais sob sua coordenação.

Silvia de Lucca (São Paulo, SP 1960) Mestre em Artes pela ECA-USP e Especialista em Composição pelos Conservatórios de Zurique e Genebra. Graduou-se em Piano e Psicologia. Obteve múltiplas experiências musicais como pianista, camerista, madrigalista, violista, preparadora coral e membro de orquestras jovens. Dedica-se prioritariamente à carreira de compositora e ao seu projeto “Eu adoro música, mas não entendo nada!” destinado ao grande

público e ao magistério. Está voltada também à elaboração, realização e orientação de projetos e manifestações sócio-educativo-musicais.

Os dados biográficos acima foram extraídos de publicações, no caso dos compositores já falecidos. Os demais foram redigidos pelos próprios compositores.

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